Quem somos

LOGO_CATEI_grande-18_edited.png

     Em agosto de 2020, em meio à pandemia do novo Coronavírus, surgiu o Projeto Catei, com o propósito de valorizar a profissão dos catadores(as) de materiais recicláveis e de conscientizar a sociedade sobre a importância da separação correta de seus resíduos e sobre a reciclagem.

     O Projeto Catei não tem fins lucrativos e é formado por voluntários e cooperados(as) da Catamare. Trabalhamos bastante para que o projeto se expanda para as demais cooperativas de Curitiba/PR e de todo Brasil.    

     Com foco voltado para a valorização da profissão e para aumentar a renda dos catadores cooperados, criamos uma ferramenta para coletas de grandes quantidades de recicláveis, geralmente produzidas por empresas/comércios, condomínios e/ou indústrias. Estamos trabalhando para que nosso aplicativo aconteça, hoje as solicitações de coletas de materiais recicláveis são realizadas aqui pelo site, na aba "Solicite uma coleta".

     Além da ferramenta de solicitações de coletas, criamos o programa "Catando Saberes", que organiza cursos livres para os cooperados(as) e seus familiares. Os cursos são financiados por doações: sempre que atingir o valor total dos custos (professores, material didático e despesas específicas) os cursos são iniciados (confira como você pode ajudar na aba "Catando Saberes"). O programa acontece na sede da cooperativa, onde transformamos alguns espaços em sala de aula e de artes. Acreditamos que a educação, a cultura e o empreendedorismo são bases fundamentais para criar e perceber oportunidades,  sendo ferramentas fortes no combate à desigualdade social.

     Batendo de frente contra o preconceito, o Projeto Catei busca sempre empoderar os trabalhadores(as) da coleta e separação de materiais recicláveis na luta por respeito e oportunidades iguais para todos(as).

     É muito importante deixar claro que, se você já faz a sua parte e destina seus materiais recicláveis para outros catadores(as) autônomos(as), continue! Sua atitude faz a diferença na sua vida e na vida de outra pessoas!

Participe do Projeto Catei, como você puder, você será muito bem-vindo(a)! Entre em contato conosco na aba "Como ajudar".  

Conheça a Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Curitiba e Região Metropolitana

CATAMARE

_DSC1216_edited.jpg

     A CATAMARE - Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Curitiba e Região Metropolitana - surgiu no ano de 2006. Em 14 anos, mais de 250 catadores(as) já foram cooperados da Catamare. Hoje, a grande maioria exerce outras profissões com melhores rendas. 

     A cooperativa conta hoje com 30 cooperados que trabalhavam nas ruas com carrinhos de coleta. A renda dos cooperados vem 100% dos materiais coletados e separados por eles(as), por meio de doações de parceiros e órgãos públicos, com foco principal na recuperação de plásticos, materiais ferrosos e não ferrosos, papéis e papelões, alumínios, óleo de cozinha, isopor e componentes eletrônicos.

     Na cooperativa são realizados eventos internos para as famílias dos cooperados(as), como festas de final de ano e em datas comemorativas, com doações de brinquedos e roupas.

     A Catamare tem contrato com a Prefeitura Municipal de Curitiba. Dessa forma, uma parte das coletas realizadas pela Prefeitura é encaminhada para a cooperativa. ​

     Para fazer parte da Catamare é preciso ter um histórico de trabalho com materiais recicláveis e passar por uma votação entre os cooperados.

     A Catamare está situada no bairro Boqueirão, Rua Salvador Ferrante, 256, em Curitiba - PR.